CURRAIS NOVOS

ESTE BLOG VAI DESTACAR A CIDADE DE CURRAIS NOVOS E OS MUNICÍPIOS DE ACARI,BODÓ,CARNAÚBAS DOS DANTAS, CERRO CORÁ,EQUADOR, PARELHAS, SANTANA DO SERIDÓ E SÃO VICENTE– STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS - STPM JOTA MARIA; TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE - MOSSORÓ-RN

RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG

BPM DE CURRAIS NOVOS

quarta-feira, 28 de julho de 2021

CELESTINO ALVES – CURRAIS NOVOS

 


 

Natural de Currais Novos- RN, nascido em 6 de abril de 1929 e faleceu no dia 10 de dezembro de 1991

Nascido na Fazenda Namorados, no município de Currais Novos , interior do Rio Grande do Norte  , era filho de Tomaz Alves dos Santos e de Francisca Maria de Jesus. Em suas obras, apresenta a vida do homem sertanejo e sua vivência com a seca, a partir de relatos sobre a luta pela sobrevivência nos sertões nordestinos e dos reflexos vividos durante sua infância e adolescência.

Considerado como um escritor versátil, encontram-se vários gêneros escritos. São temas de ordem lírica, cultural, religiosa e social. Os temas religiosos são abundantes: homenagem aos santos  , à fé em  JESUS Cristo, à confiança em  DEUS. Nos temas socio-culturais, ele destacou a violência, o flagelo da  seca, a vaquejada e o cangaço.

Celestino foi um homem que viveu intensamente sua região. Os problemas do Nordeste sempre o preocuparam. Acreditava que, para haver uma mudança no cenário de vida do nordestino, era preciso uma perspectiva na política, através de uma ação de  solidadriedade e de melhor distribuição de renda  . De forma honrosa, manteve um bom casamento com a sua grande companheira Rosilda e soube criar seus 15 filhos, repassando todo o seu legado de grande homem que foi.

Sempre usou bom senso e objetividade quando do desempenho de suas funções na defesa dos mais "desamparados da sorte".

Sensível ao  progresso, tinha uma larga visão em seus pronunciamentos e escritos. Naquela época, já defendia a  Transposição do Rio São Francisco

"No meu entender, não há tempo para pensar duas vezes, é mobilizar a maior quantidade de tratores que se possa, com firmas empreiteiras  , da União, dos Estados, dos municípios e mesmo das propriedades da região, localizá-los nas imediações da Barragem de  Sobradinho , no Rio São Francisco, marcar o rumo do alto Piranhas, na Paraíba  , passando pelo Alto Pajeu  , no Pernambuco, escavando o chão e levando água. À proporção que a água for entrando pelo sertão adentro, vai gerando riquezas e dando mão-de-obra, tirando o homem da emergência e levando-o ao trabalho produtivo  ". ("O Nordeste e as secas",  Brasília, Gráfica do Senado Federal, 1983  1, p. 10)

Seu espírito guerreiro e sua luta em favor dos mais pobres fizeram a diferença. Era um autodidata   e grande pesquisador da cultura do sertanejo, a exemplo de  Guimarães Rosa e de Antônio Francisco Teixeira de

Dentre as muitas atividades que assumiu, destacam-se:

·         presidente da Associação Estadual de Poetas Populares do Rio Grande do Norte (AEPP), em 1988  ;

·         funcionário público, exercendo a função de Guarda Fiscal;

·         funcionário federal (FOMENTO Ginásio Agrícola);

·         mestre de obras na construção civil , em Brasília  

·         vereador da Câmara Municipal de  Currais Novos, entre 1967 e 1971.

Novamente em Currais Novos  , voltou a ser comerciante pois o emprego público não lhe oferecia tantas oportunidades. Era vendedor de redes  r e cobertores.

Foi, durante oito anos, comentarista agrícola e econômico da Rádio Ouro Branco, atuando no programa "Domingo Total" e era uma dos âncoras mais bem sucedidos das vaquejadas   que aconteciam na cidade por ocasião da Festa de Sant'Ana.

Como vereador, apresentou inúmeros requerimentos visando a melhoria das condições de vida da população, na época com crescimento urbano muito elevado devido ao "auge" da economia mineradora do município  .

A abordagem dos fatos, em todos os gêneros literários, é rica em detalhes em todas as obras de Celestino. O escritor incorporou a história oral e o seu testemunho como fontes essenciais para sua bem sucedida carreira na literatura.

Escreveu quatro livros, em prosa:

·         O Nordeste e as Secas - 1983;

·         Retoques da História de  Currais Novos – 1985;

·         Vaqueiros e Vaquejadas -  1986;

·         Matutos e Tropeiros -  1989.

Em um dos livros, Retoques da História de Currais Novos (1985), uma história chama a atenção do leitor. Celestino relatou um drama pessoal, ao relatar a tragédia ocorrida na tradicional procissão de Nossa Senhora de Fátima, em  Currais Novos. No dia 13 de maio de  1974, um ônibus desgovernado atropelou a multidão que acompanhava a festividade. Vinte e quatro pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas. Celestino descreveu o drama do desaparecimento de uma filha e o medo de ela estar entre as vítimas fatais do acidente. A agonia parou quando ela foi encontrada horas após o desastre.

Incontáveis poemas desfilam em sua produção. Tendo produzido diversos folhetos, destacam-se as homenagens aos ícones, anônimos ou não, da identidade nacional. Destacam-se:

·         O ouro em  Serra Pelada e a luta dos garimpeiros - 1984;

·         O Menescal do Seridó   - homenagem ao senador Dinarte Mariz   em 1984;

·         Doutor  Tancredo Neves, uma vida pela democracia - 1995;

·          Zumbi, o rei dos Palmares - 1998.

Produziu Literatura de Cordel  l, destacando- se pela maestria na criação de versos. A presença de vida em meio aos tempos de seca, a exemplo dos cactos, institui um clima de perseverança, contrastando com a melancolia crepuscular do ambiente hostil. No poema Seca, Celestino volta- se inicialmente para Deus, numa reflexão incontida, diante da tragédia causada pela falta de chuva.

Na década de  1980, Celestino morou no Distrito Federal Dl. Continuou com a sua obra em vigor, em destaque para a homenagem escrita em literatura de Cordel   ao jornalista Mário Eugênio  , assassinado em  1984 por denunciar as barbáries causadas por integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal .

Apesar de estar em plena atividade, enfrentou problemas de saúde nos últimos dois anos de sua vida. Faleceu no dia  10 de dezembro de 1991 d, aos 62 anos de idade, de câncer.

Celestino Alves é pai da atual vereadora do município de Currais Novos , Maria Aparecida Alves Othon do  Partido Trabalhista do Brasilm PTB, mais popularmente conhecida como Dadá do Hospital.

 

 

FONTE - WIKIPÉDIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

RELÓGIO

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

JOABEL RODRIGUES DE SOUZA

JOABEL RODRIGUES DE SOUZA
BOA PARTE DOS ASSUNTOS PUBLICADOS NESTE BLOG VEM DO LIVRO TORORÓ, BERÇO DE CURRAIS NOVOS, DE AUTORIA DO SAUDOSO JOABEL RODRIGUES, NATURAL DE CURAIS NOVOS-RN, NASCEU , EM 1937, HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR, O QUAL PRESTOU RELEVANTES SERVIÇOS À CIDADE DE CURRAIS NOVOS. FALECEU NO DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2014